Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Humor inteligente é só na Folha!

A partir de 2011, muitas novidades na Folha Gavionense. Uma delas são as tiras de humor "Os Sombras", que a cada quinzena abordarão com muito humor os mais diversos assuntos da política nacional. Acima o primeiro quadrinho a ser publicado pela Folha.

Quanto custa a Decência em GPX?

Decência é uma palavra fora de moda. Pior, muito pior, fora de uso. Em Gavião Peixoto então, raríssimas vezes a colocamos em prática. Houve uma época, que era salutar ter um bom nome, uma boa índole, uma boa conduta. Ser decente era atributo dos mais profissionais e dos mais diferentes seres humanos. Talvez a culpa esteja na criação oferecida por nossos pais, que nos ensinaram valores que não se corrompem com notas de 50, cestas básicas, tapinhas nas costas e cachaça paga no boteco. Dignidade já é coisa obsoleta e ultrapassada para muitos que se rendem ao cabresto opressor em trocas de migalhas. É preciso resgatar a decência em nossa cidade, que dia a dia está sendo sufocada, extinta, com atos que extrapolam o senso de sociedade, do bem comum.Pode parecer exagero mas é como se muitas pessoas exibissem  uma plaquinha de “compre-me ou vendo-me” pendurada no pescoço.  Assim, como cordeiros, entregam-se aos lobos famintos,  à espera da primeira ninharia que ofereçam pela sua dignidade como cidadão. Aqui se troca a dignidade por muito pouco: um favor aqui, outro acolá, um empreguinho público com salário de fome, um dinheiro para pagar a conta de luz e etc. Decência é uma palavra que parece escapar dos nossos ouvidos, de nossas conversas e, principalmente, dos nossos atos. Tem gente que se diz esclarecida que enterra a decência e coerência na vala suja do oportunismo. Decência é coisa que não se pode esperar nem de nossos agentes políticos, pois por aqui decência vale pouco!

Editorial da Edição nº 80 - de 01 a 15 de Dezembro de 2010.

sábado, 4 de dezembro de 2010

EPTV noticia prisão de Vereador

Vereador é preso por porte ilegal de armas

João Rufino Filho também é acusado de agredir e ameaçar a ex-esposa

02/12/2010 - 13:41

FONTE: EPTV

O presidente da Câmara de Gavião Peixoto e vereador, João Rufino Filho, de 38 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de armas, no início da tarde desta quinta-feira (2).
A Polícia Civil encontrou duas armas na residência do vereador, uma delas com numeração raspada. A denúncia foi feita pela ex-mulher do político, que ainda o acusa de agredi-la e ameaçá-la de morte. A irmã dele também denunciou que sofreu agressões.
Um revólver calibre 38 com seis munições foi encontrado dentro de um guarda-roupa, no quarto de Rufino. Embaixo do móvel também havia uma espingarda de cano duplo, calibre 20.
O vereador, que não possui porte de armas, negou ameaçar a ex-companheira e admitiu manter as armas em casa para defesa pessoal.
Ele responderá criminalmente por dois inquéritos. O primeiro por lesão corporal e ameaça com base na lei Maria da Penha, cuja pena pode chegar a três anos de prisão, e outro por porte ilegal de arma, com até seis anos de prisão. O vereador, que está no primeiro mandato, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Araraquara.
O primeiro secretário da Câmara de Gavião Peixoto, Gregório Gula Júnior, disse que vai reunir a assessoria jurídica durante a noite para definir o será feito.

Assista à materia da EPTV Central:

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Acidente na entrada da cidade

Na tarde do dia 26, por volta das 13h00, o condutor da kombi que aparece nas imagens, perdeu o controle do veículo, ao entrar em Gavião Peixoto, vindo de Nova Europa. A perua só parou quando atingiu a casa do morador, José Calos Matiassi. Ingrid, a filha do proprietário do imóvel, preparava-se para sair com o seu carro que estava estacionado na calçada, quando presenciou o impacto. Felizmente, ninguém se feriu no acidente, tendo como consequencias apenas danos materiais. Funcionários da Prefeitura ajudaram na remoção do veículo. Confira nas imagens exclusivas da Folha Gavionense!


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Editoral - Edição nº 79 - De 16 a 30 de Novembro de 2010



     Se tem uma coisa que a eleição do Tiririca para Deputado Federal, com mais de 1,3 milhão de votos serviu, foi para mostrar o quanto somos irresponsáveis como eleitores. A eleição do palhaço provocou  forte debate na sociedade, já que pessoas analfabetas não podem se candidatar a cargos públicos, de acordo com a própria Constituição Brasileira. Porém, o que se vê por esse Brasil afora são pessoas desprovidas de formação educacional ocupando altos cargos legislativos.
     Como legislará  um Deputado ou  Vereador a quem falta a técnica da leitura, da escrita e da interpretação básica de textos? As leis são textos complexos, extremamente técnicos, de difícil interpretação, pois para estudá-las,  formam-se os advogados. 
      A democracia brasileira descaradamente prevê que  o analfabeto vote, porém, não pode ser votado! Para ser gari é preciso fazer prova escrita, mas para ser vereador, nem saber ler direito precisa! Eis o “milagre” dos que fazem as leis por aqui e pelo Brasil afora. Não bastasse o caráter,  falta também a escolarização!

Segurança Pública

Rodovia Dr. Nélson Barbieri

Show de Talentos da Folha

Paixão de Cristo em 2011

A ÁGUA DA SUA TORNEIRA PASSA PELAS MÃOS DE JOSUÉ

     Quando se fala em água ou na falta dela em nossas torneiras,  um nome logo vem à cabeça e à boca dos gavionenses: Josué! Há mais de 15 anos, o servidor municipal Josué Lustri, trabalha assegurando o fornecimento de um bem indispensável à vida, a água. A manutenção de toda rede de abastecimento de água é esgoto está literalmente nas mãos dele.
    “É um serviço duro, pesado, insalubre e nada limpo. Gosto do que faço e faço o melhor que posso sempre, pois quem sai na chuva é pra se molhar”, minimiza o experiente servidor. Ligar, desentupir, emendar, serrar, colar, apertar, encaixar, limpar, secar, forçar, colar, parafusar e tantos outros verbos fazem parte da dura rotina de Josué. Faça chuva ou sol, seja feriado ou fim de semana, Josué está sempre de prontidão, afinal, a água não pode faltar! Entra prefeito e sai prefeito, lá está o Josué, valorizado pela comunidade e e totalmente abandonado pelos políticos, tanto é, que como se vê na foto, há anos o trabalhador não usa nenhum EPI (equipamento de proteção individual).
    Pela lei, o EPI deve ser fornecido pelo empregador, ou seja,   pela Prefeitura e até o vereador que trabalha na equipe ignora o fato. Esse é o 4º mandato e o descaso continua, pois Josué é quem compra um novo par de sapatão a cada mês, pois a administração prefere investir pesado nos altos salários dos cargos de confiança. Homem de fé, Josué segue firme na sua missão, trabalhando por 10 comissionados e sem perder o sorriso.

Positivo & Negativo Edição 79

domingo, 21 de novembro de 2010

ATLETAS DE GAVIÃO PARTICIPARAM DE TESTE NO OLÉ BRASIL


ESPORTE - Jardel Barsaglini

No dia 05 de Novembro, 14 atletas da região de Gavião Peixoto, participaram de um teste em um dos melhores clubes do interior paulista de formação de jogadores, o Olé Brasil, que fica na cidade de Ribeirão Preto. O objetivo da avaliação era dar uma oportunidade para os atletas buscarem uma vaga na equipe que  disputará o Campeonato Paulista do ano que vem. Os atletas têm entre 16, 17 e 18 anos e buscam a ultima oportunidade para seguirem a carreira de atleta profissional, por causa da idade que vem avançando e os grandes clubes vêm em busca de atletas cada vez mais novos. Os atletas foram escolhidos por Jardel Barsaglini, são Os atletas: Ademar  Correa, Zagueiro; Anizo Iwanaga (meio campo), Caio Santilho (meio-atacante), Cleiton Silva (volante), Fabricio T. Santos (meio campo), Gabriel Cardoso (lateral/volante), Guilherme Santos (goleiro), Guilherme  Castro (Volante), Gustavo Vieira (atacante), Henrique Castilho (meio campo), Igor Cunha e Igor Carbonaro (volantes), Kaique Silva (lateral esquerdo), Marcelo Rojes (meio campo), Thales Roncada (lateral direito), Yago Perez (meio atacante). Jardel aguarda o resultado  dos testes.

GPX PARTICIPA DO DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


RELIGIÃO - Por Jardel Barsaglini

A Pastoral da Juventude de Gavião Peixoto, participou pela segunda vez do Dia Nacional da Juventude, que aconteceu na Paróquia Santa Cruz, da cidade de Matão, nos dias 23 e 24 de Outubro, e completou 25 anos, com o tema “Chega de Violência e Extermínio de Jovens”, onde o evento contou com jovens de toda a Diocese de São Carlos e o grupo gavionense marcou presença com um dos maiores grupo, levando cerca de 30 jovens representantes para esse grande movimento. Segundo Otacílio Batista, “Foi um trabalho que começou o ano passado com a organização do evento e a reativação da PJ na cidade e que um ano depois está dando bons frutos”, finaliza contente o Coordenador da Pastoral da Juventude  de Gavião Peixoto.

Edição nº 78 - De 01 a 15 de Novembro de 2010.

OS FILHOS DE SILVINHO


 SHOW DE TALENTOS - Por Sérgio Silva

Quem conhece a história de Gavião, sabe da nossa forte tradição musical, inciada com a tradicional Corporação Musical XV de Novembro até a Banda Marcial, que resistiu até o manda anterior, sob a regência de Sílvio Cesarino. Silvinho como também é conhecido, agora se orgulha, assim como toda a comunidade gavionense, do sucesso musical dos filhos, que começa a ser escrito como o novo sertanejo, também chamado de sertanejo universitário. Nascidos e criados em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, os irmãos cresceram ao som do sertanejo de Chitaozinho & Xororó e cia... o que ajudou a aflorar o gosto e o talento sertanejo. Também houve uma grande influência de seu pai, que os ensinou tocar violão e também o valor da música. Hoje buscam alegrar seu público com suas músicas e seu carisma, com a gravação do primeiro CD da dupla, que já conta com o sucesso “Baladeira”. Os meninos seguem fazendo shows e apresentações por toda região, enquanto preparam o lançamento do CD. A dupla já conta com muitos fãs  João Victor e Allan apostam na sua musicalidade, já que são músicos versáteis de vasta experiência em importantes bandas da região. Agora, Gavião e todo o Brasil podem curtir os talento desses meninos.

Edição 78 - De 01 a 15 de Novembro de 2010

POSITIVO NEGATIVO EDIÇÃO 78

Lideranças do PT de Gavião Visitam Deputado Eleito Edinho Silva

POLÍTICA - Por Jardel Barsaglini

Coca, Joel e Durvalino Ferreira visitaram o Deputado Estadual eleito pelo PT, Edinho Silva, na Cerimônia de Comemoração da Vitória em Araraquara.  O Deputado Petista anunciou aos representantes gavionenses, que já negociou a liberação de 100 mil reais para Gavião Peixoto, mostrando toda a sua influência e comprometimento com a Cidade de Asas.

Edição 78 - De 01 a 15 de Novembro de 2010

FANTASMA DA DENGUE VOLTA A RONDAR GAVIÃO PEIXOTO



CIDADE - Por Sérgio Silva

Com a proximidade do verão, a dengue volta a preocupar os brasileiros e as autoridades responsáveis pelo problema. Em Gavião Peixoto, o fantasma da dengue assombra a cidade desde que uma epidemia assolou o município em 2005. No entanto, de lá para cá, não se registrou mais casos da doença, o que é considerado uma vitória para a população e autoridades públicas. Porém a FOLHA, reuniu uma amostra de possíveis larvas do mosquito transmissor, encontradas numa árvore, na Alameda Cury, cuja denúncia foi apresentada por moradora na edição nº 76  e as  providências só foram tomadas agora, após levarmos a José Roberto Borato, Secretário Municipal de Saúde a amostra encontrada. “Ficamos surpresos e vamos averiguar se realmente são larvas do Aedes Aegypt. Além disso, vamos intensificar nosso trabalho em toda cidade, pois deve haver outros focos como esse, em mais árvores da cidade”, comenta Borato. Alertaamos, antes mesmo de se iniciar o verão, pois Fevereiro, Março e Abril são meses críticos para a reprodução do mosquito. Uma nova epidemia na cidade seria total retrocesso. Fica o alerta do nosso jornalismo cidadão.

Edição 78 - De 01 a 15 de Novembro de 2010.

II Mostra de Dança da Folha Gavionense

Quem esteve presente saberou uma perfeita performance do tango argentino em solo gavionense, confira!

II Mostra de Dança da Folha Gavionense

Confira mais uma apresentação da Academia de Dança "Eu Danço", de Guatapará!

II Mostra de Dança da Folha Gavionense

Veja mais uma apresentação da II Mostra GPX de Dança, realizada pelo Jornal Folha Gavionense em 2008.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Médico é o Deputado Mais Votado de Gavião

População Deixa Recado nas Urnas!

Como é de conhecimento da nossa população, o Dr. Osmar Feres, foi o 1º candidato Gavionense à Deputado Estadual, pelo PSB. Irmão de Roseli Feres, ex-candidata à prefeita na eleição passada, o conceituado médico que reside em São Paulo, alcançou 4051 votos, sendo que destes, 460 saíram das urnas de Gavião Peixoto. Osmar não foi eleito Deputado, porém, alcançou uma outra vitória: o voto limpo, por ideologia e por confiança dos eleitores gavionenses. Os 460 votos foram suficientes para tonar Osmar Feres o candidato a Deputado Estadual mais votado na cidade, nessas últimas eleições.
Por outro lado, essa vitória não agradou em nada os “compradores” de voto locais, que gastaram pequenas fortunas para conseguirem votações inexpressivas de seus candidatos. Outra “façanha”, é que a campanha de Osmar, em Gavião Peixoto, foi silenciosa, feita no boca a boca, pela irmã e a mãe do candidato, que aqui residem. Osmar Feres limitou-se a pintar alguns muros e fazer visitas aos eleitores, nas suas estadias na Cidade de Asas, aos fins de semana. Fica a lição da disputa limpa  e honrada, pois  Gavião provou que tem eleitores mais honestos que muitos políticos e candidatos.

Show de Talentos da Folha



Quem frequenta a comunidade de Santo Antonio, durante as tradicionais celebrações natalinas sempre comentam dos belíssimos presépios. Porém, muita gente não sabe, que aquelas obras de arte nascem das mãos calejadas do pedreiro,  Sebastião Bento da Silva, de 44 anos. Nas obras de Tiãozinho, a retratação do nascimento do Menino Jesus ganhou uma roupagem tipicamente interiorana, com direito a poço, monjolinho, roda d´água, cata-vento, além de casebres, hospedaria e  a tradicional gruta, tudo elaborado e executado nos mínimos detalhes, feito com material de sucata e materiais descartáveis.
    “Há algum tempo trabalho montando presépios. É uma maneira criativa de celebrar o nascimento de Jesus, compartilhando este dom com toda a comunidade”,   relata Sebastião, com toda a  simplicidade. Eis mais um talento revelado pela FOLHA. O trabalho de “Bastiãozinho”, como também é conhecido, é de encher os olhos e a alma, tão sensibilizada, durante as festividades natalinas. Até a próxima edição!

Positivo Negativo Edição 77

O que e quem está em alta ou baixa em GPX!

domingo, 3 de outubro de 2010

Editorial - Edição 76 - 16 a 30 de Setembro de 2010

QUANTO VALE A VIDA?

   Não há bem maior que a vida. Não há preço que recompense a perda de alguém. Diariamente, nos noticiários assistimos ao caos que assola a saúde pública de nosso país. Crianças, jovens, adultos e idosos morrem às centenas, por falta de atendimento ou colapso da rede hospitalar.
    O que era um problema exclusivo da rede pública, também atinge as redes e os hospitais particulares. É notório que o dinheiro é maior problema nos dois setores. No setor público, o problema é a falta de dinheiro, que desemboca nos ralos famintos da corrupção e não chega aonde deveria chegar, na quantidade em que deveria chegar.
    Na rede privada o problema também é o dinheiro, mas o foco é bem diferente. Os convênios, pagos por pacientes saudáveis ou não, são a fonte de recursos das operadoras. Nelas, pode não agir a corrupção, mas age a ambição desenfreada pelo lucro. A ordem é economizar mais, para lucrar sempre mais!
    Nos dois casos, percebemos que a vida tem ficado em segundo ou terceiro planos. O que importa é dinheiro no bolso, dos políticos corruptos ou dos médicos mercenários.
    Esse é o sistema capitalista, que transforma tudo em mercadoria, até mesmo a nossa vida. Médicos desmotivados ou mal remunerados já nem se lembram  do juramento de hipócrates. Resta-nos, como meros mortais, tentar sobreviver às mãos dos hipócritas!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Vida Social Gavionense



Editorial - Edição nº 75 - 01 a 15 de Setembro de 2010.

Vida social é um padrão de comportamento que envolve o indivíduo e a sociedade, caracterizado pela suas inter-relações. Por sua vez, essas inter-relações podem acontecer em vários âmbitos da vida em comunidade.
    Quero discutir aqui, com você que me lê, um setor precário de nossa cidade: as opções de lazer e eventos à disposição do nosso povo.
    Não é um problema recente. Há muito tempo a nossa convivência social depende de eventos realizado pela Prefeitura e de iniciativas de algumas pessoas que proporcionam bailes e festas à população. Podemos citar o exemplo do Gavião Futebol Clube, que durante muito tempo proporcionou aos nossos cidadãos lazer e diversão, com  grandiosos bailes, rodeios, shows e carnavais de fazer inveja a várias cidades da região.
    Porém, a partir da década de 90, a decadência do nosso principal ponto de encontro comunitário decretou a estagnação dessas importantes atividades
sociais em Gavião.
    Também não é de hoje, que se tem como saída, uma possível “municipalização” do Clube, resgatando os serviços de lazer e entretenimento, tão carentes em nossa cidade.
    Contudo, desde a emancipação (em 1995), nossos políticos fecham os olhos para esse nosso grave problema social.

domingo, 5 de setembro de 2010

Apertando os Cintos!

    
 EDITORIAL - EDIÇÃO Nº 74 - de 16 a 31 de Agosto
     Já é fato, embora desconhecido de boa parte da população, que a Prefeitura começa a apertar os cintos e reduzir as despesas. É preciso muita seriedade, critério e tarimba para lidar com o encolhimento do orçamento.
     Na verdade, até aqui, a atual administração tem feito um bom trabalho para a comunidade gavionense, embora tenhamos pago um alto preço para isso.
    Há quem defenda, na base aliada, que o ex-prefeito tenha deixado muita “herança maldita” para os atuais governantes. Porém, as mesmas pessoas não se referem aos quase 6 milhões deixados em caixa por Alexandre, quando deixou a Prefeitura.
    Muito do que o governo Roni conseguiu realizar (e não realizou pouco), se deveu a essa reserva considerável, que agora começou a ralear.
    O inchaço da máquina pública com várias contrações, o aumento significativo de salários do primeiro escalão e a criação das Secretarias contribuíram com esse quadro. Vem aí o tempo das vacas magras! Sem dinheiro sobrando em caixa, Roni e seus comandados terão que mostrar jogo de cintura e competência para domar o bicho-de-sete-cabeças que é administrar com poucos recursos.
    Terão que cortar despesas, serviços e enxugar a folha de pagamento. Já vivemos isso durante o governo Goy, mas, Alexandre  venceu e assumiu cortando despesas. Esperamos que possam dar a volta por cima e deixar dinheiro em caixa, ao saírem.