Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entrevista com José Antônio Dias

OS GOVERNANTES PRECISAM SER MAIS GENEROSOS COM NOSSO POVO


        
       Anunciamos na edição passada (nº 112) que Geraldinho Sabino seria nosso entrevistado, no entanto, ele optou por não se manifestar.Desta forma, fechamos o ciclo de entrevistas com os vereadores do primeiro mandato, ouvindo José Antonio Dias. Mais conhecido como Zé Antonio, o aposentado de 57 anos, foi por 17 anos administrador de fazendas da antiga Zanin, hoje, Grupo Cosan.
Dias não participou ativamente do movimento de emancipação politica da cidade, mas era favorável e acompanhava toda a movimentação pelo extinto jornal «O Olho do Gavião». Começou sua vida política elegendo-se vereador de 1997 a 2000, juntamente com o primeiro prefeito, Alexandre Marucci Bastos. Zé Antonio foi 1º secretário da Câmara no biênio 1999-2000. 
FG: Quais as conquistas você apontaria em todos estes anos?
Muita gente fala que nós não fizemos nada, mas isso não é verdade. Gavião começou do zero e não tínhamos sequer leis próprias. Portanto, as leis que aprovamos e deram suporte à consolidação do município foram umas dessas conquistas como vereador, pois participei ativamente disso.
Outra conquista importante e que faço questão de frisar é a saúde. Embora ainda não tenhamos nosso hospital e nem a nossa maternidade, Gavião melhorou muito nesse setor. Temos duas unidades de saúde que dão o suporte de que a população precisa, com dignidade, coisa que antes de emanciparmos era um verdadeiro caos.

FG:  Quais as suas expectativas para as próximas eleições?
Acho que a falta de união e fidelidade entre os nossos políticos prejudica sempre a população. Seja quem for o próximo prefeito, homem ou mulher, tem que ser generoso com o povo e não só com o seu grupo político. A juventude tem que se manifestar e buscar seu espaço na política, com novas ideias e valores, sempre pensando no povo. Temos que valorizar os candidatos com propostas e vontade de ajudar a cidade. Hoje nós temos uma bela Câmara e um Plenário, mas ainda não temos sede própria para a Prefeitura. A droga é um problema sério na cidade, não só as drogas ilícitas, mas também as drogas lícitas (cigarro e álcool). São problemas que os políticos não resolvem sozinhos. Tem de ter o apoio de todos, da comunidade.
FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Desejo às pessoas que querem chegar ao poder político, que pensem e tratem Gavião, como pensam e tratam a sua própria casa. Todos queremos ter uma casa limpa, bonita e confortável. Assim também tem de ser a nossa cidade. Tenho lidos todas as entrevistas da FOLHA e acredito muito no direito de opinião e de expressão das pessoas.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Gavionense tem texto publicado em livro da Academia Jundiaiense de Letras



          O editor da Folha Gavionense, Prof. Sérgio Silva, alcançou o 4º lugar no Concurso Literário da Academia Jundiaiense de Letras, na categoria Crônica, com o texto "Estamos em Luto".O Concurso patrocinado pela Astra, premiou os três primeiros colocados ( 5 mil, 3 mil e 2 mil reais, respectivamente). Como ficou em 4º lugar, o escritor teve seu texto selecionado para compor o livro que reuniu os 20 melhores trabalhos, com o título "Crônicas Paulistas 2011", que serão distribuídos para todas as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo, já que o projeto contou com o apoio do PROAC - Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura.
           Conforme o professor e jornalista "É sempre uma satisfação ter o seu trabalho reconhecido, ainda mais, quando se trata de um concurso nacional realizado por acadêmicos especializados em literatura. Outro fator importante é que, não tem como divulgar o meu trabalho, sem também divulgar o nome de nossa cidade".
          Este é 3º prêmio conquistado pelo professor em concurso promovidos por Academias de Letras. Os outros dois foram conferidos pela Academia de Letras de São João da Boa Vista, nas categorias conto e crônica. A solenidade de premiação aconteceu no último dia 28 de Setembro, no auditório da Astra, em Jundiaí e contou com a presença de nosso autor.          
         
            

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EMBRAER EM GREVE EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Os metalúrgicos do primeiro turno de trabalho da Embraer, unidade da Faria Lima, em São José dos Campos (SP), aprovaram hoje greve por 24 horas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, esta é a primeira greve na Embraer em pelo menos dez anos e é "resposta à intransigência da empresa, que se recusa a iniciar negociações imediatas pela campanha salarial com o Sindicato".
Atualmente, as negociações do setor aeronáutico são feitas entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Sindicato dos Metalúrgicos, mas os trabalhadores querem que as negociações passem a ser feitas diretamente com a Embraer. Somente em São José dos Campos, a fabricante de aviões possui cerca de 12 mil funcionários.
Os metalúrgicos reivindicam reajuste salarial de 17,45%, sendo 9,75% de aumento real, direito a eleição de Delegados Sindicais e melhores condições de saúde e segurança para os trabalhadores. Entre as principais reivindicações também está a redução da jornada para 40 horas semanais. Atualmente, a Embraer pratica 43 horas, uma das maiores da região e a maior do mundo entre as empresas do setor aeronáutico. Os trabalhadores querem também antecipar a data-base de novembro para setembro.
Na última terça-feira os metalúrgicos da Embraer já haviam aprovado estado de greve para a campanha salarial deste ano.

Fonte: Diário do Grande ABC

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Os Sem Sala" resgatam Tradição Teatral Gavionense


     
    O Espaço do Saber, há tempos não recebia uma montagem gavionense comparticipação no Mapa Cultural Paulista, evento da Secretaria de Estado da Cultura. A última apresentação nesse sentido foi realizada em 2005, pelo Grupo ArteVida. Porém, o Grupo Teatral "Os Sem Sala", liderados por Pâmela Pires, resgatou essa tradição com a apresentação da peça "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, no último sábado (17).
     O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e preparou o elenco para na noite de domingo, representar o município no Mapa Cultural deste ano. “Agradecemos por termos recebido um público tão variado e por terem lotado o espaço. Aos poucos estamos inserindo atividades culturais no dia a dia dos gavionenses. A peça continuará em cartaz com apresentações na região, com data já marcada em Ibitinga.  Em breve teremos reapresentação, além de novos peças dos demais grupos de teatro, afinal, mais de 50 crianças e adolescentes participam das aulas”, revela Natalia Fratuci, secretária da pasta.
     Já no domingo (18), em Itápolis, na fase regional do Mapa Cultural Paulista, o grupo conquistou  o Prêmio de Incentivo ao Teatro, sendo que a cidade Américo Brasiliense representará a região na Fase Estadual do Mapa. 
     “Foram meses de ensaios que resultaram em um trabalho realizado com muito carinho. Os jurados elogiaram o grupo e ressaltaram que são apenas jovens, há pouco tempo trabalhando juntos. Por isso o prêmio de incentivo para que evoluam e estejam presentes em edições futuras”, finaliza.
     O grupo é formado pelos atores:  Pâmela, Gustavo, Priscila, Valquíria, Júnior, Felipe e Carlos e a equipe técnica é composta por Fernando, Diego e Mateus.

domingo, 18 de setembro de 2011

Frota Municipal enfrenta Problemas

     A Frota Municipal de Gavião Peixoto teve mais um véiculo tirado de circulação essa semana. A ambulância Caravan, soltou o pivo da bandeja em pleno trânsito nas ruas da cidade. Moradores registraram o momento exato em que o veículo apresentou o problema, na última quinta-feira (15). Informações obtidas com funcionários da Prefeitura que preferem não se identificar, dão conta que o mesmo veículo ficou mais de 6 meses em manutenção na cidade de Itápolis e com menos de 02 meses de uso, voltou a ser danificada.
     A Prefeitura também conta outros modelos da frota esperando por manutenção como a paraty (com pneus carecas), o Bora (motor fundido), Ômega (problema no motor) e Kadet (motor fundido).  Segundo a a atual administração, a queda na arrecadação e a crise financeira temporária vivida pelo município, tem dificultado as ações frequentes de manutenção, pois há outras prioridades a serem atendidas. A expectativa é que com o roçamento do ano que vem (cerca de 20 milhões) esses e outros problemas pontuais sejam resolvidos.

A Família que tem Cristo como Modelo


     “Uma revelação e atuação específica da comunhão da Igreja é construída pela família cristã, que também, por isso, se pode e deve chamar igreja doméstica. “ Tal Igreja doméstica é uma comunidade de FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE; na Igreja, a família tem uma importância singular, como se vê no Novo Testamento.
      A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, da Filho e do Espírito Santo. Sua atividade PROCRIADORA E EDUCADORA é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a partilhar da ORAÇÃO E DO SACRIFÍCIO DE CRISTO. A oração cotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortificam nela a caridade. A FAMÍLIA CRISTÃ É, PORTANTO, EVANGELIZADORA E MISSIONÁRIA.
      As relações dentro da família acarretam uma afinidade de sentimentos, de afetos e de interesses, afinidade essa que provém, sobretudo do respeito mútuo entre as pessoas. A FAMÍLIA É UMA COMUNIDADE PRIVILEGIADA, CHAMADA A REALIZAR “UMA CARINHOSA ABERTURA RECÍPROCA DE ALMA ENTRE OS CONJUGUES E TAMBÉM UMA ATENTA COOPERAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS” bem próximo ao céu.

Retrospectiva das Enrolações

    
     Quando comecei com a Coluna do Meio, destaquei um problema que só está aumentando : os cães abandonados na cidade e sem um lugar adequado para poderem ser recolhidos e tratados com dignidade até uma provável adoção. Nada foi feito até agora! É como se não existisse o abandono na cidade, e menos ainda alguém que seja responsável por isso, uma pessoa legal para fazer um trabalho legal. “NADA FEITO”!
      Depois falamos sobre o banheiro público horroroso, nojento, que precisa de uma reforma total, assim como a praça inteira também precisa. Estamos esperando a reforma de ambos e “NADA FEITO”!
 Falamos também sobre a Cooperativa de Reciclagem, que pelo jeito ninguém mais se lembra dos nossos catadores de materiais recicláveis, que continuam se virando para poderem trabalhar. Isso foi uma promessa de campanha e “NADA FEITO”!
      Falamos também sobre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que já virou uma novela que se arrasta há anos e  ainda não surgiu na cidade um «autor» de competência para finalizar esse romance. Sem dizer das Casas Populares, que sem a ETE não irão existir nunca! Não adianta dizer que está em projeto, pois não vai passar de um grande e magnífico projeto para inglês ver. “NADA FEITO!”
      A última Coluna falou sobre o terreno comprado pela prefeitura para a construção da rodoviária (mais um projeto que se perdeu pelo caminho e num mato só). O departamento competente,“ATÉ QUE ENFIM”, fez a limpeza, mas, a rodoviária...

sábado, 17 de setembro de 2011

Entrevista com Arley Fagnani

Gavião tem tudo para dar certo.



        Nesta edição, entrevistamos Arley Fagnani, 36 anos,  comerciante e servidor municipal, casado, 03 filhos. Filho da terra e de família tradicional, Arley iniciou sua militância política pelo PMDB, sendo eleito o vereador mais jovem da cidade, na época com 21 anos, no primeiro mandato do município, de 1997 a 2000. Arley foi 1º secretário da Câmara no biênio 97-98 e vice-presidente, no biênio 1999-2000. Fagnani foi eleito vereador novamente, de 2009 a 2010, desta vez, pelo PP (Partido Progressista) e foi convidado pelo Prefeito a ocupar a Secretaria de Obras, onde atua desde então.

FG: Qual frente você defendeu durante a emancipação? 
No processo de emancipação não participei ativamente em nenhuma das frentes, embora visse vantagens na Emancipação de Gavião Peixoto. Apenas acompanhei a movimentação em torno da nossa desvinculação política de Araraquara.
.
FG: Quais as conquistas você apontaria em todos estes anos?
Foram muitas conquistas e hoje percebo que a emancipação foi benéfica para Gavião Peixoto. Pouca gente lembra disso, mas o primeiro endereço da Câmara Municipal, foi o do meu estabelecimento comercial. Reuníamos secretariados pela Fabiana Milani. As sessões aconteciam no Clube, levávamos bandeiras e materiais de trabalho. Depois conquistamos a doação de prédio da CPFL e hoje temos a nossa sede. Isso é evolução.
A Embraer é outro marco que temos de lembrar sempre, pois se ainda fôssemos distrito, ela estaria sediada em Araraquara e não em Gavião Peixoto. Por fim, a maior conquista é podermos administrar nossos próprios recursos, evoluindo na Saúde e na Educação. Na minha Secretaria, por exemplo, adquirimos máquinas e equipamentos para atender melhor à população.

FG:  Qual as suas expectativas para as próximas eleições?
Sou candidato natural à reeleição, compondo chapa com o Prefeito Roni, também candidato à reeleição. Gavião tem tudo para dar certo. O orçamento de 2012 chegará a quase 20 milhões e poderemos melhorar a qualidade de vida da nossa população.

FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Agradeço à compreensão das pessoas em relação ao trabalho realizado na minha Secretaria, desculpando-me por eventuais falhas. Estamos abertos à críticas, sugestões e ideias que busquem sempre o melhor para a população, sempre com muita sabedoria e discernimento, no intuito der atingirmos nossos objetivos para a cidade.

Debate Histórico na Câmara

         A Casa do Povo (Câmara Municipal), recebeu na noite de Sexta (16), pela primeira vez na história do Município de Gavião Peixoto, um debate entre população, líderes partidários e autoridades. O debate foi proposto pelos usuários do Facebook e colocado em prática pelo vereador Cláudio Barbosa (PT), que mediou o evento.
O Vice-Prefeito, Adriano Marçal, Sargento Paulo Santos e o Pr. Adão, da Igreja Assembléia de Deus, compuseram a mesa, com o vereador petista. O Secretário de Saúde, José Roberto Borato, os vereadores Adão Istruder, Walter Laurenti, João Rufino Filho, Elmes Juventino, Edinho Mascias e o Presidente da Câmara, Juninho Gulla, estiveram presentes.
O tem abordado neste primeiro encontro foi «Moralidade na Política Gavionense», sobretudo, no que diz respeito ao exercício do mandato e à campanha eleitoral dos vereadores. Os cidadãos presentes cobraram dos candidatos e autoridades a apresentação de propostas e plataformas de trabalho e não a compra de votos com cestas básicas, botijão de gás, material para construção, pagamento de contas de luz e outros meios ilícitos praticados por alguns candidatos no pleito passado, para conquistar o voto do cidadão e chegar ao poder político local.

         Antonio Lopes Morales, o popular Brei, questionou a não aprovação do Projeto Ficha Limpa na cidade, o que ajudaria a combater a corrupção e a imoralidade no executivo e legislativo Gavionense. Juninho Gulla defendeu a inconstitucionalidade do projeto, devida a um  artigo apresentado pelo propositor, Cláudio Barbosa, que se propôs a promover todas as alterações necessárias para se aprovar definitivamente o projeto.
A discussão avançou de modo ético, responsável e equilibrado, com alto nível de reflexão dos participantes e sem ataques pessoais, como demanda um evento dessa importância. O Professor Gustavo Piccolo cobrou  transparência, ética e  honestidade dos agentes políticos, citando as possíveis irregularidades na reforma da Câmara Municipal. «Não basta ao político ser honesto. Tem que parecer honesto também! Num país cheio de mazelas nos governos, temos que desconfiar sempre», defendeu o jovem.
O jovem Álvaro B. Giro, usou a Tribuna e fez um discurso de repúdio à compra de voto no município, defendendo o a livre escolha das pessoas, sem exploração da miserabilidade e vulnerabilidade social, como meios de se obter vantagem política. Novo debate será marcado.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Facebook promove levante pela Moralidade Política em Gavião Peixoto

     
          Quem ainda dúvida da força das Redes Sociais, está por fora das mobilizações realizadas por todo o Brasil, no último dia 7 de setembro. A população saiu as ruas defendendo o combate a corrupção logo após o desfile militar em Brasileira e em outras 5 capitais brasileiras. Gavião Peixoto também vive esse momento de indignação e os usuários do Facebook, com o intermédio do Vereador Cláudio Barbosa (PT), na noite 8 de setembro (quinta-feira), decretaram uma espécie de "grito de independência" contra a corrupção e a forma pouco ética se fazer política na cidade. Jovens e lideranças políticas optaram promover um debate no Plenário da Câmara Municipal, com data prevista para o dia 16 de setembro, ás 20h00, para discutir o rumo de Gavião Peixoto no próximo pleito.
          De acordo com Barbosa, no papel de vereador, "tenho o dever de incentivar este tipo democrático de discussão, onde está em jogo os interesses futuros de toda nossa sociedade". A população, partidos políticos e autoridades para esse debate histórico na Cidade das Asas já foram convidados e há um bom número de confirmações, segundo o organizador do evento, com o tema Moralidade na Politica Gavionense.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prof. Serginho fatura Prêmio Literário Moacir Sclyar em Suzano

         O Editor da Folha Gavionense, Sérgio Silva, mais conhecido com Prof. Serginho, conquistou no dia 09/10, em Suzano/SP, o 1º Lugar Nacional na Categoria Conto, com o texto "Pé Santo Futebol Clube". O resultado oficial estará disponível em www.suzano.sp.gov.br, a partir de 13/09 e os premiados voltarão à cidade no dia 10 de Dezembro, para o sarau de premiação, distribuição das revistas com os textos exemplares e distribuição de autógrafos.
          É o segundo prêmio consecutivo recebido pelo professor gavionense neste ano, sendo o primeiro, o 4º Lugar Nacional na Categoria Crônica, na cidade de Jundiaí, concurso realizado pela Academia Jundiaiense de Letras. Segundo Silva "a literatura tem o poder de transformar as pessoas, seja lendo ou escrevendo. Foi ela (a literatura) que motivou a cursar a Faculdade de Letras, em busca de melhorar minha escrita. Os resultados estão aparecendo e, com eles, a cidade de Gavião Peixo, a qual represento".
          Confira os resultados:

7º Concurso Literário de Suzano – Edição Moacyr Scliar 

CATEGORIA POESIA


1º lugar nacional: Heusner Grael Tablas
TEXTO: A CAPTURA NO MANGUE
Dois Córregos -SP

1º lugar regional: João Castilho Neto
TEXTO: A RIMA
Mogi das Cruzes - SP

2º lugar: Maria Rodrigues da Silva
TEXTO: REVOLVIDAS
São Paulo –SP

3º lugar: Tatiane Alves Soares Caldas
TEXTO: ATACAMA
Rio de Janeiro -RJ

4º lugar: Paulo Franco
TEXTO: O PECADOR
Ribeirão Pires - SP

5º lugar: Ana Laura Motta de Lima
TEXTO: SERENATA AO MEIO DIA
Mogi das Cruzes - SP

6º lugar: André Telucazu Kondo
TEXTO: SOBRE O TRABALHO DO TEMPO
Jundiaí - SP

7º lugar: Gabriel José Innocentini Hayashi
TEXTO: APOCALIPSE DOS OLHOS VERDES
São Carlos - SP

8º lugar: Sebastião Bonifácio Junior
TEXTO: CONTRAMÃO
Muriaé - MG

9º lugar: Hernany Luiz Tafuri Ferreira Júnior
TEXTO: PETRIFICADO
Juiz de Fora - MG

10º lugar: Geraldo Trombin
TEXTO: INVENTÁRIO
Americana -SP



CATEGORIA CONTO

1º lugar nacional: Sergio Augusto da Silva
Texto: PÉ SANTO FUTEBOL CLUBE
Gavião Peixoto -SP

1º lugar regional: Vander Macedo Santos
Texto: A DANÇA DO HOMEM MONSTRO
Poá - SP

 

2º lugar: Patrícia Indiara Magero Pitta
Texto: TURCA, ÁRABE OU LIBANESA?
Porto Alegre - RS

3º lugar: Eduardo de Paula Nascimento
Texto: O FANTASMA DO CUMPADI GERVÁSIO 
Franca - SP

4º lugar: Marcia Akemi Tanabe
Texto: DESCOBRIMENTO INSÓLITO     
Suzano - SP

5º lugar: Paulo Eduardo Mauá
Texto: VALSA DO ADEUS
Santos -SP

6º lugar: Danilo Drumond Avelino
Texto: BARTOLOMEU E ROBENÍCIO
Belo Horizante - MG

7º lugar: Gabriel Francisco de Mattos
Texto: MUDANÇA
Cuiabá- MG

8º lugar: Pedro Henrique Gonçalves da Silva
Texto: AGRIDOCE
Rio Grande - RS

9º lugar: Juliana Pereira da Silva
Texto: APROVAÇÕES
Suzano- SP

10º lugar: Ana Paula Scolari Rocha
Texto: METAMORFOSE
Londrina - PR

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrevista com Jane Gulla

É PRECISO ESCOLHER OS GOVERNANTES PELAS PROPOSTAS



        Nesta edição, entrevistamos Jane Angélica Gulla, 42 anos, produtora rural e servidora municipal desde a emancipação. Filha da terra e de família tradicional, Jane iniciou sua militância política pelo antigo PFL (atual DEM), sendo eleita a primeira vereadora da cidade, de 1997 a 2000.
  De 2001 a 2004, Gulla foi reeleita pelo PMDB, sendo a Presidente da Casa de 2001 a 2002 e responsável pela construção da Câmara e do Plenário Lourenço Barsaglini. Além de ser a primeira mulher presidente da Câmara de Gavião Peixoto, Jane também é a única entre os vereadores reeleita por 3 mandatos consecutivos.
De 2005 a 2009, Jane Gulla foi reeleita pelo PMN, não conseguindo um novo mandato na eleição de 2008, pelo PV. Hoje, a pedido do Deputado Dimas Ramalho Jane filiou-se ao PPS e pretende disputar as próximas eleições, porém, sem  revelar o cargo.
FG: Qual frente você defendeu durante a emancipação? 
Durante a emancipação, na realidade, não tive participação ativa em nenhuma das frentes, do sim ou do não.Apenas acompanhei de longe toda a movimentação, embora tivesse meus ideais em relação ao plebiscito. No início confesso que fui resistente a ideia, mas depois consegui enxergar mais vantagens nesse processo para Gavião. 


FG: Quais as conquistas você apontaria em todos estes anos?
São várias conquistas sem dúvidas. Posso citar até algumas nas quais estive diretamente envolvida: a própria construção da Câmara e do Plenário, a Unidade de Saúde, os equipamentos cardiológicos e de ultrassonografia. A saúde evoluiu bem em Gavião Peixoto, mas a chegada da Embraer proporcionou uma nova perspectiva para a cidade. Mas, muita coisa ainda é preciso ser feita pela nossa cidade. Por exemplo,  concluir a Unidade Básica de Saúde, a Estação de Tratamento de Esgoto, a qual estamos batalhando para concluir. 

FG:  Qual as suas expectativas para as próximas eleições?
Ainda é cedo para discussões mais aprofundadas. Estou em um novo partido e pretendo, como sempre, ajudar o município a alcançar novas conquistas, estando dentro ou fora da política. Esse é o dever de todo cidadão de bem.
FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Para que todas as coisas que citei  anteriormente aconteçam, o povo precisa escolher os políticos pelas propostas, por aquilo que os candidatos têm de melhor para oferecerem para a cidade como um todo. São as propostas que asseguram o nossos crescimento e o nosso desenvolvimento. O voto não é, e nunca deve ser visto como moeda de troca. 

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Redes Sociais Antecipam Discussões Políticas na Cidade

       O Vereador Cláudio Brabosa (PT) criou na sua rede social (facebook) um grupos de amigos seguidores. Várias pessoas foram se juntando e na noite de 8 de setembro (quinta-feira), os internautas decretaram uma espécie de grito de independência contra a forma de se fazer política na cidade. Jovens e lideranças políticas realizaram um acalorado e ligeiro debate sobre a (a)moralidade política praticada em Gavião Peixoto e resolveram promover um levante contra tudo isso, por meio de um debate no Plenário da Câmara Municipal, com data prevista para o dia 16 de setembro, ás 20h00.
          De acordo com Barbosa, no papel de vereador, ele tem o dever de incentivar este tipo democrático de discussão, onde está em jogo os interesses futuros de toda nossa sociedade. Já para Carlos Alberto de Oliveira (Assessor Jurídico da Prefeitura), que também participou do debate, "acho legítimo a inserção do jovem na política gavionense, mas, devido ao pleito eleitoral que se aproxima, defendo que afiliados e pré-candidatos não participem, para não desviarem o objetivo central do debate".
             Segundo Álvaro Barsaglini Giro, um dos jovens que participou da troca de ideias, "No caso do legislativo, não podemos em pleno século XXI, em plena era digital deixar que candidatos alpinistas cheguem ao “topo da montanha” sem estarem preparados, interessados e dispostos a executar um trabalho digno de tal posição. Nós da massa eleitoreira da cidade de Gavião Peixoto temos que avaliar alguns futuros candidatos para tal cargo. Não deixando de esquecer que nosso voto NÃO É MOEDA DE TROCA e sim o mesmo é o passaporte para um futuro melhor", defendeu o jovem com propriedade.
       Conforme o Prof. Sérgio Silva, editor da Folha e fundador do PHS (Partido Humanista da Solidariedade) na cidade, que também acompanhou a conversa on line entre os munícipes, "acredito  que a nossa população tem percebido que cabe a ela construir um futuro digno, com desenvolvimento, através do voto consciente. A Folha tem dado há 05 anos, sua pequena contribuição nesse processo de amadurecimento e discernimento político local".
       Cláudio ficou incumbido de organizar o evento, convidando a população, partidos políticos e autoridades para esse debate histórico na Cidade das Asas. Enfim, surge um novo tempo na política gavionense. Tudo é questão de tempo!
                   

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Outro Caminhão Tomba na Dr. Nélson Barbieri

Hoje (05/09), por volta do meio dia, um caminhão carregado com laranjas, que trafegava no sentido Araraquara-Gavião Peixoto, teve sua carreta tombada, na proximidades da Fazenda Palmital, interditando parcialmente o leito carroçável da vicinal. Devido ao intenso tráfego de caminhões, que desviam do pedágio pela rodovia, os números de acidentes tem se multiplicado significativamente.

Para comentar, clique em comentários!

sábado, 3 de setembro de 2011

MP Investiga Câmara de Gavião Peixoto


                                                    Foto: Lucas Tannuri (Tribuna Impressa)


O Ministério Público de Araraquara realiza investigação dos valores apresentados na última reforma do prédio da Câmara de Gavião Peixoto. Iniciado há alguns meses, o inquérito de número 58/10 é baseado em denúncia anônima e pretende apontar eventuais desvios de recursos e superfaturamento praticados pelo órgão. De acordo com o promotor de Justiça, Raul de Mello Franco Júnio, um parecer será elaborado pelo Centro de Apoio Operacional à execução (Caex), dando-se ou não por meio deste, continuidade à investigação. «Pedimos a análise do Caex, porém, como estão sobrecarregados, a avaliação ainda não foi feita. Ele confrontará o valor da reforma com os custos apresentados no  edital", revela o promotor. 
De acordo com o vereador Cláudio Barbosa (PT), que solicitou informações ao MP, pois a pintura da fachada do Plenário feita em grafiato utilizou 60 latas. «Cada lata de grafiato, segundo o vereador, daria para pintar de cinco a sete metros quadrados de parede, mas nas contas da Câmara só deu para pintar um metro quadrado com cada lata». 
Conforme a planilha, a reforma da Câmara teria custado R$ 44.913,40, valores considerados acima do preço de mercado. Segundo o presidente da Câmara de Gavião na época da reforma, João Rufino Filho (PDT), a questão é política. "Temos todas as notas da obra. Não há o que dizer, a obra está com tudo certo, isso é mais político", defende-se.

Entrevista com Clóvis Dal Ri


O PROGRESSO É O MAIOR BENEFÍCIO AO NOSSO POVO

      
     Nesta edição, entrevistamos Clóvis Dal Ri, 58 anos, um tradicional comerciante de nossa cidade.  Nascido e criado em Gavião Peixoto, Clóvis é um profundo conhecedor de nossa história. Sua família sempre atuou no ramo de combustíveis e o negócio já alcança a 3ª geração. Clóvis iniciou sua militância política pelo PMDB e fez parte da Sociedade de Amigos de Gavião Peixoto. Em seguida, Dal Ri filiou-se ao PSDB, elegendo-se vereador de 1997 a 2000, compondo a Mesa Diretora da Câmara como Secretário, no biênio 97/99. 

FG: Você defendeu a Frente do Sim, durante a emancipação? Por que?
Sem dúvida! Em busca de nossa emancipação, fizemos uma comparação com os municípios de Eliziário e Motuca, que eram recém-emancipados e iam bem, enquanto por aqui, Araraquara dava pouco retorno do que arrecadava. Tudo se dependia da Sede, inclusive, ambulância.

FG: Quase 4 mandatos depois, o senhor está contente com a emancipação?
Estou muito contente. Há 30 anos já tinha o ideal de emancipar gavião, apoiado pelo Sr. Acylino e, com a ajuda do Carlos Procópio, fomos diversas vezes à Assembleia Legislativa em São Paulo, lutar por nossa independência política e administrativa, pois Araraquara arrecadava astante e retornava pouco para a nossa comunidade. Faço aqui uma homenagem ao saudoso Governador, Mários Covas, que em uma de suas visitas a nossa cidade a nossa cidade, revelou que em breve, nos daria um importante presente. Mário Covas, pouco tempo depois(2000), cumpriu sua promessa, instalando a Embraer em solo gavionense.

FG:  Qual as suas expectativas para as próximas eleições?
Acredito muito no progresso de nossa querida cidade e acredito numa população mais conscientizada e preparada.Espero que tenhamos um governo liderado por um político-administrador, de bons ideais e com determinação para que coloque o município de Gavião Peixoto onde ele merece: nas alturas!
FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
A população é a principal responsável por conduzir o desenvolvimento de nossa cidade, pois ela escolhe os nosso representantes. Como mensagem, desejo que a consciência de cada gavionense fala mais alto e nos unamos para um futuro melhor. O progresso, o sucesso de Gavião Peixoto é o maior benefício que nosso povo pode receber. Agradeço a oportunidade e parabenizo ao jornal por este trabalho de resgate da nossa memória política!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Adeus a um Campeão!


       

         A nossa comunidade, com muito pesar, despediu-se de Cesar Martins da Silveira. César, aos 46 anos, foi vítima de um trágico acidente de trânsito. Um colaborador da CPFL Energia S/A (antiga Cia. Paulista de Força e Luz) que, na usina hidrelétrica de Gavião Peixoto, deixou com honradez seu nome gravado. A perda repentina desse esposo dedicado – e pai atencioso – abalou tanto a sua família quanto as demais famílias gavionenses e seus companheiros de trabalho, que reconheciam em César um perfil ideal de cidadão. Conhecido por sua genialidade, simplicidade, simpatia e solicitude, não há, na cidade, quem não tenha uma boa história para contar envolvendo este querido cidadão que foi, em sua vida, um grande amante das máquinas. A Folha não poderia deixar de realizar uma homenagem a este importante filho da Cidade das Asas, que alçou, por desígnios divinos, um voo eterno, morando vivo para sempre na memória das pessoas que valorizam a moral e a ética do ser humano.


VIDA É SUPERAÇÃO
A nossa alegria supera nossa tristeza,
nosso consolo supera nossa dor,
nossa fé supera nossa dúvida,
nossa esperança supera nosso desespero,
nosso entusiasmo supera nosso desânimo,
nosso sucesso supera nosso fracasso,
nossa coragem supera nosso medo,
nossa força supera nossa fraqueza,
nossa perseverança supera nossa inconstância,
nossa paz supera nossa guerra,
nossa luz supera nossa escuridão,
nossa voz supera nosso silêncio,
nossa paciência supera nossa impaciência,
nosso descanso supera nosso cansaço,
nosso conhecimento supera nossa ignorância,
nossa sabedoria supera nossa tolice,
nossa vitória supera nossa derrota,
nossa ação supera nosso tédio,
nosso ganho supera nossa perda,
nossa resistência supera nossa fragilidade,
nosso sorriso supera nosso choro,
nossa gratidão supera nossa ingratidão,
nossa riqueza supera nossa pobreza,
nosso sonho supera nossa realidade...

Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo! 
Pai César, você sempre estará em nossos pensamentos e corações. 
Te amamos!