Total de visualizações de página

sábado, 15 de outubro de 2011

Entrevista com Jorge Rosa


HOJE O NOSSO POVO ESTÁ MUITO MAIS POLITIZADO


          O entrevistado desta edição é Jorge Rosa, Técnico em Agropecuária, 42 anos, solteiro, atual presidente do PR. Jorge Rosa foi o fundador do PDT em Gavião Peixoto, em 1995, presidindo-o por 8 anos. Rosa disputou duas eleições pelo PDT, a de 1996 e a de 2000, elegendo-se Vereador em 2004, já pelo PR (Partido da República - Antigo PL - Partido Liberal). Jorge Rosa está em seu segundo mandato, pois como suplente assumiu a vaga deixada por Xanda, que assumiu a Secretaria de Inclusão Social. Jorge não atuou na frente do sim, mas sempre apoiou a emancipação, como forma de o povo gavionense administrar os próprios caminhos.
FG: Quais as conquistas que você apontaria com a emancipação?
A maior conquista é a possibilidade de gerenciarmos e aplicarmos os próprios recursos na cidade. A população hoje tem mais participação na vida politica da cidade e, antes, como distrito, não tínhamos essa politização. Com a emancipação, pudemos realizar as demais conquistas que só  administrando os próprios recursos foram possíveis de se realizar.

FG:  Quais as suas expectativas para as próximas eleições?
Os eleitores e os políticos locais têm ganhado maturidade. Isso influenciará, cada vez mais, as futuras escolhas políticas de Gavião. A população está mais com o pé no chão, cientes das dificuldades e das reais possibilidades do município, diferentemente, do que aconteceu no primeiro mandato, cujas expectativas eram muitas.Tudo o que foi feito naquela época, estruturou o que hoje é a nossa cidade, preparando para as futuras escolhas. Hoje, as escolhas são tomadas com mais tranquilidade por parte da população, que tem acesso direto ao seu agente político (vereador ou prefeito) e pode, com mais critério, inteirar-se da situação do município.


FG: Você disputará algum cargo na eleição 2012?
É difícil não se envolver, numa cidade que gostamos. Devo muito a Gavião Peixoto e o meu trabalho politico sempre foi uma forma de retribuir essa generosidade. Estando fora da política, é preciso eleger um representante para defender essas posições. Embora tenha muita gente capaz de dar continuidade ao trabalho da Câmara, ainda espero contribuir muito mais com minha cidade, sendo como político ou como cidadão.

FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
É preciso conhecer bem o seu candidato, o qual deve ser honesto no seu dia a dia, pois também o será no dia a dia político.
O eleitor deve ter a noção exata que a sua escolha deve refletir o interesse de uma maioria, pois não se corrige um erro decretado pelas urnas.

TRAGÉDIA ABALA A CIDADE

         A manhã de Terça-feira (11/10), despontou com uma tragédia na fazenda Entre Rios, área rural de Boa Esperança do Sul, próxima a gavião Peixoto.  Enquanto os pais saíram para trabalhar, os dois irmãos, João Victor (7 anos) e o irmão, Rubens (10 anos) ficaram brincando. Em um dado momento, o mais velho pegou a uma espingarda calibre 36, que o pai tinha mantinha em casa, em cima do guarda-roupa e disparou, acidentalmente, contra o irmão menor.

O disparo acertou o garoto na cabeça. A arma não estava carregada e foi municiada pelo próprio garoto. O menino atingido foi socorrido  e conduzido ao Pronto Socorro de Gavião Peixoto, mas, não resistiu ao ferimento e chegou  sem vida.
De acordo com José Pereira, avô dos garotos, eles costumavam ficar um período sozinhos em casa. «Após o disparo, o irmão procurou um vizinho e disse que João Victor estava caído no chão, sem esclarecer o que teria acontecido». A polícia segue investigando o caso e o pai deverá responder pelo porte irregular da arma.

ENTREVISTA COM BETINHO

         
HOJE NÓS SOMOS DONOS DO NOSSO PRÓPRIO NARIZ

         Devido a mudança de Jorge Lopes Martins (Jorginho), para Américo Brasiliense, o entrevistado desta edição passa a ser Carlos Alberto de Oliveira, o popular Betinho.  Betinho tem 35 anos é advogado e atua como consultor jurídico da Prefeitura. Iniciou sua miltância política ainda no Ensino Médio, com o jornal Estudantil « O Debate». Elegeu-se Vereador de 2001 a 2004 e no seu mandato sempre defendeu as moradias populares. Oliveira foi um dos vereadores mais atuantes do município. Em 2008, sai candidato a vice-prefeito na chapa de Roseli Feres. 

 FG: Qual a  conquista que você apontaria com a emancipação?
A grande conquista, sem sombra de dúvida, foi a autonomia com a emancipação. Hoje, errando ou acertando, o povo gavionense tem mecanismos de cobrar as melhorias nos serviços públicos, estando próximo do centro do poder decisório local. Resumindo, somos donos de nosso próprio nariz.

FG:  Quais as suas expectativas para as próximas eleições?
Ao meu modo de ver, a eleição municipal de 2012 será muito bem disputada, no que diz respeito ao cargo do Poder Executivo. Todas as agremiações partidárias de Gavião Peixoto sabem que a partir de 2012 a realidade financeira do município melhorará e muito.
Faço parte da base do governo Roni e o meu partido apóia a sua reeleição, na medida em que ele, mesmo diante das dificuldades financeiras que o município vem passando por conta da queda de arrecadação (para se ter uma ideia, em 2009 o orçamento foi de 18 milhões, já em 2010 foi de 11 milhões), está profundamente ligado e atento às demandas sociais, em destaque, a valorização do servidor público, a melhoria na saúde pública e a construção de casas populares. Temos também um projeto de construção de uma nova creche municipal, este em fase mais avançada, o que será um grande ganho para a população.

FG: Você disputará algum cargo na eleição 2012?
No momento, digo a você que não, mas estarei ajudando nos bastidores o candidato do governo Roni, na medida em que faço parte de sua equipe e acredito em seus projetos.

FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Não se iludam com o discurso fácil de que tudo é possível fazer na administração e que só não se faz porque o Prefeito não quer. Quando algum político te procurar e te falar algo sobre a atual administração, tente aprofundar o assunto. Todas as denúncias feitas contra a Administração atual foram arquivadas pelo Ministério Público, porque eram sem qualquer fundamento e veracidade. Outras tantas virão, mas a Administração sempre se coloca à disposição das autoridades.

EDITORIAL - Prof. Serginho (Edição 115)

DIA DAS CRIANÇAS 
     
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. 
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos. Com o tempo, os presentes  substituíram o carinho, o afeto, a atenção e o reconhecimento dos pais. Porém, amor e a boa educação ainda são os melhores presentes que podemos dar aos nossos queridos filhos. 

RESULTADO DA ENQUETE DA FOLHA

   
A FOLHA realizou, por meio de seu blog, num prazo de 30 dias, uma enquete sobre as prévias eleitorais para o cargo de Prefeito, que será disputado nas urnas em 2012.
Encerrada a votação em 30/09, os resultados podem não refletir a realidade eleitoral, levando em consideração a amostragem (apenas 273 votos), o número de eleitores com acesso à internet e outras variantes como a repetição de votos.
Todavia, a enquete é válida e teve estes resultados:
1º - Adriano
109 (39%)

2º - Roni
  95 (34%)

3º - Alexandre
  20 (7%)

4º - Goy
  17 (6%)

5º - Um novo Candidato
  13 (4%)

6º - Roseli
  9 (3%)

7º - Xanda
  7 (2%)

8º - Cláudio
  3 (1%)

A FOLHA fará uma nova enquete sobre os vereadores da cidade. Aguarde!

Entrevista com João Rolak



A POLÍTICA TEM QUE BENEFICIAR O POVO E NÃO OS POLÍTICOS

          Nessa edição entrevistamos o ex-vereador João Batista Rolak, o popular João Rolak, 50 anos de idade, motorista. Por 12 anos desenvolveu um trabalho junto às fazendas da Usina Zanin (atual grupo Cosan). Rolak se lançou candidato pelo antigo PFL (atual DEM), elegendo-se vereador de 2001 a 2004, juntamente com o prefeito Gregório Gulla, que venceu a eleição de 2000 pela diferença histórica de 1 voto. João Rolak tornou-se líder da bancada governista na câmara e terminou seu mandato pelo PSDB, como 2º secretário da Mesa Diretora, no biênio 2003-2004. João tentou, mas não conseguiu a reeleição pelo PSDB em 2004.

FG: Como você acompanhou o processo de emancipação do município?
Sempre fui favorável e acreditei no processo de emancipação de Gavião Peixoto, embora não tenha me envolvido diretamente. Araraquara não nos assistia em muitos aspectos e somente a nossa independência poderia proporcionar os avanços necessários, como se verificou mais adiante.

FG: Como você enxerga Gavião Peixoto todos esse anos após a emancipação?
Acredito que a emancipação valeu a pena pelas melhorias na saúde, na educação e no desenvolvimento da cidade. Basta compararmos o que éramos e o que tínhamos ontem com o que temos e somos hoje. 
Por exemplo, a nova escola foi uma conquista do governo Goy, assim como o Espaço do Saber e o Centro Educacional Mários Covas (atual berçário). Como vereador participei de tudo isso, na aprovação de verbas e nas prestação de contas da administração, que fez um mandato honesto.


FG: Quais as suas expectativas para a próxima eleição e para o futuro de Gavião Peixoto?
Em relação às eleições, se o nosso povo não mudar o jeito de eleger seus representantes, trocando o voto como se fosse mercadoria, não teremos grandes conquistas como as do passado. Voto trocado é futuro incerto e duvidoso. Quanto ao futuro de Gavião, a política tem que ser feita em benefício ao povo e não para benefício próprio. Se os políticos continuarem não pensando na população, não teremos bom futuro. Por causa desse momento que vivemos, ainda não decidi se serei novamente candidato.


FG: Qual mensagem você deixa aos nossos leitores e eleitores?
Peço aos nossos cidadãos que acompanhem mais de perto a administração e o trabalho dos nossos políticos, pois são eles os responsáveis pelo destino da cidade durante 4 anos, o que é muito tempo para quem precisa crescer e se desenvolver como a nossa cidade.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tragédia: Criança é atingida por disparo acidental

          O garoto João Victor, de apenas 7 anos, foi encontrado nesta manhã, ferido por disparo de arma de fogo, na Fazenda Entre Rios, na zona rural de Boa Esperança do Sul, circunvizinha à Gavião Peixoto. O menino chegou a ser encaminhado ao Pronto Socorro de Gavião Peixoto, mas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
          O caso ainda está sendo investigado pela polícia local e as causas do disparo ainda são desconhecidas. Suspeita-se que a criança e seu amigo, de mesma idade, tiveram acesso a uma arma de fogo e, por acidente, teria dsido atingida enquanto brincavam. A outra criança envolvida está em estado de choque e não precisar as informações sobre o que aconteceu. A família, muito abalada com a tragédia aguarda pela liberação do corpo do menino, por parte do IML (Instituto Médico Legal).