Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mais Dois Acidentes entre Gavião e Araraquara

          Os usuários da Rodovia Vicinal Dr. Nélson Barbieri deparam-se com dois acidentes neste dia 31 de Agosto. Na baixada da Fazenda Alabama, um treminhão teve a sua última composição tombada na "Curva da Morte", que está recebendo alterações no traçado. Não houve vítimas e nem interdição da autovia.

          Já no sentido inverso (Araraquara/Gavião Peixoto) pouco antes das 6h00 da manhã desta quarta-feira (31), uma scania perdeu o controle e tombou nas imediações do Motel Paiol.  Supoe-se que o motorista, de 42 anos, possa ter dormido, o que possivelmente ocasionou o acidente.  Mesmo ficando prezo nas ferragens, o condutor sofreu cortes e escoriações leves, sendo encaminhado à Santa Casa de Araraquara. Os bombeiros controlaram um ínicio de vazamento de combustível e a vicinal seguiu parcialmente interditada, mesmo após o cair da noite.

sábado, 27 de agosto de 2011

Venha ser um Vereador pelo PHS!

     O Partido Humanista da Solidariedade - PHS, está reunindo filiados que buscam novas formas de fazer política na Cidade das Asas. O partido tem como lema  "O Ser Humano em Primeiro Lugar" e quer aumentar sua representatividade perante a comunidade local. "Um dos caminhos é elegermos novos vereadores, com ideias e propostas claras, sem trapaças, sem interesse próprio. É preciso colocar gente nova na Câmara, comprometida com o ser humano,  a maior riqueza de uma cidade", revela Sérgio Silva, Presidente do Partido.
      "Estamos reunindo pessoas de mentes abertas, com o pensamento voltado para o bem comum, no intuito de construir um pensamento único, que objetiva o bem da cidade como um todo e não somente os interesses pessoais, como estamos vendo descaradamente", desabafa Marcelo Gomes (Marcelo Graia), Vice-Presidente do Partido.
        Aquele que pensar como a gente e acredita que é preciso investir nas pessoas para termos uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, filie-se ao PHS! Venha somar forças nessa caminhada por uma Gavião Peixoto com oportunidades para todos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Entrevista com Tebinha


GAVIÃO PRECISA SER ADMINISTRADO COMO UMA EMPRESA


       Nesta edição, entrevistamos Eleutério Camurre Martins, o popular Tebinha. Aos 45 anos, o agrimensor trabalhou por 8 anos na Prefeitura de Araraquara e, por 2 anos, foi motorista da 1ª ambulância da cidade, comprada pela Sociedade de Amigos de Gavião Peixoto. Tebinha foi eleito vereador pelo PMDB, logo após a emancipação, compondo o primeiro time de vereadores do município. Eleutério foi presidente da câmara, de 1999 a 2000 e destacou-se pelo gasto comedido na gestão da casa, devolvendo verbas à prefeitura ao final de cada exercício.

FG: Você fez parte da Frente do Não, durante a emancipação? Por que?
O primeiro motivo foi um estudo que comprovava a inviabilidade econômica do município. Com poucos recursos, compensava ficarmos como distrito. Outro motivo foi a desunião das pessoas e das famílias, em busca do poder político local. Como distrito, em 90 anos, só conseguimos eleger um vereador, que foi o Raja Cury. 

FG: Quase 4 mandatos depois, o senhor está contente com a emancipação?
Houve uma boa evolução é claro, o que se deve, principalmente, ao forte alicerce construído no primeiro mandato. Não tínhamos uma caneta sequer, não tínhamos leis municipais. Partimos do zero e com um orçamento muito pequeno. Ninguém imaginava que, para nossa sorte, uma Embraer viesse se instalar em nosso município. Esta é, sem dúvida, uma de nossas maiores conquistas.

FG:  Qual as suas expectativas para as próximas eleições?
Acho que é preciso ter candidatos com vontade de fazer Gavião decolar. O sol nasceu para todos e os candidatos devem ter preparo e compromisso com a cidade.Por exemplo: é preciso darmos prioridade para a mão-de-obra da cidade. Gente capacidade daqui tem por direito trabalhar aqui! tem que ter oportunidades aqui e a prefeitura pode viabilizar isso.Outra coisa importante é a disputa política tem que ser limpa, justa, de igual para igual, respeitando a decisão soberana do eleitor. O que prevíamos na emancipação perdura até hoje: falta união dos diferentes segmentos políticos em prol da cidade. Gavião para ir bem, deve ser administrado como uma empresa.
FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Acho muito importante e parabenizo esse trabalho realizado pela FOLHA. Tudo que fizermos em nossa vida, façamos com responsabilidade e visando ao bem comum. Independente do cargo ou posição social que se ocupa. Devemos fazer sempre o bem, sem olhar a quem. Esta é a mensagem! 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Campanha Energia a Preço Justo, da Fiesp, ganha destaque na mídia

Mobilização da Fiesp em prol da redução do preço de energia elétrica do País teve repercussão em veículos nacionais e regionais

Nos últimos dias, a campanha Energia a Preço Justo, iniciada pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) com o objetivo de mobilizar a opinião pública para que se cumpra a realização dos leilões de concessões de energia elétrica, como previsto em lei, ganhou espaço de destaque na mídia nacional e regional.

Em artigo no jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (22), a colunista e especialista em direito do consumidor, Maria Inês Dolci, referiu-se à campanha como uma oportunidade de “frear a drenagem de dinheiro para as arcas do erário para programas de aceleração do desperdício” e afirmou seu desejo de que toda a sociedade brasileira se mobilize em torno do pleito. “Já pagamos várias vezes a conta bilionária da construção de usinas hidrelétricas. Mas, como cobrar dos outros é uma delícia para os governos e para as corporações, eles nem sonham em paralisar essa derrama”, ironiza.

Pelo interior do estado de São Paulo, vários veículos regionais também destacaram a campanha. Nas versões impressas e online dos jornais Comércio da Franca, Diário de Mogi das Cruzes, O Liberal (Americana) e O Vale (São José dos Campos), entre outros, publicaram a entrevista do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, à Associação Paulista de Jornais.

Na entrevista, o empresário ressalta a necessidade de se realizar as licitações, não apenas por uma questão de justiça, já que está previsto em Lei, mas porque significará uma economia de até 15% na conta de luz para o consumidor. Skaf também relembra que o alto custo de energia praticado no País afeta drasticamente a competitividade nacional, sendo um forte peso para indústria.

O Cruzeiro do Sul enfatizou o questionamento de Skaf sobre o Brasil produzir a energia mais barata (hidrelétrica) e ter uma das tarifas de energia mais caras do mundo. A reportagem também ouviu a senadora Lúcia Vânia, presidente da comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, que lamentou a demora das definições do governo federal. Em outra matéria, o mesmo Jornal explica que o preço médio da energia comercializada pelas usinas é de R$ 90,98 por megawatt-hora (MWh) e que nos leilões mais recentes de concessão (Santo Antônio, Jirau, Belo Monte e Teles Pires) o preço da energia gerada, descontada a amortização dos investimentos, chegou a R$ 20,69 por MWh.

A campanha Energia a Preço Justo também teve destaque na rede mundial, nesta semana. O portal R7 (da TV Record) divulgou a entrevista de Paulo Skaf à jornalista Christina Lemos.

Toda a cobertura da campanha, na mídia, está sendo acompanhada no site Energia a Preço Justo (http://www.energiaaprecojusto.com.br/), pelo qual o internauta também pode assinar ao manifesto pela realização dos leilões.

Dulce Moraes, Agência Indusnet Fiesp

Assine você também esse manifesto acessando o link abaixo:

http://www.energiaaprecojusto.com.br/

sábado, 20 de agosto de 2011

Entrevista com Carlinhos Fagnani


     Nesta edição, entrevistamos Carlinhos Fagnani, eletricitário aposentado, 66 anos, um dos ícones do Esporte Gavionense. Antes de presidir local e regionalmente a 3ª idade, Carlinhos já foi jogador de futebol, auxiliar técnico e técnico da Ferroviária. Na política, Carlinhos fundou o PL (Partido Liberal) em Gavião Peixoto e presidiu o PMDB por vários anos. Fagnani foi candidato a prefeito em 1997 e 2008, pelo PMDB. Em, 2000, foi candidato a Vice, na chapa de Waltinho. Carlinhos tem sólida vivência política, desde quando Gavião ainda era distrito e defendeu a frente do não,  durante o processo de emancipação.

FG: 4 mandatos depois, o senhor está contente com a emancipação?
É preciso esclarecer que não fui contra à emancipação de Gavião, mas como a forma como ela foi conduzida. Por isso, liderei a frente do não. O resultado está aí, não há união política, há muita rivalidade e o município não cresce como deveria. Estou contente sim, mas poderíamos estar muito melhor! As lutas e interesses particulares só aumentam a cada eleição e a cidade perde com isso. A saúde evoluiu, mas poderia estar melhor, assim como a educação e o esporte. A parte social foi a maior prejudicada. Hoje não há mais espaços e eventos sociais que reúnam a comunidade.


FG:  Qual as suas expectativas para as próximas eleições?
As expectativas são muitas, principalmente por não realizarmos a mudança necessária ao desenvolvimento sustentável da cidade.  Por exemplo: falta Plano Diretor até hoje! Não é culpa de A ou de B, mas de todos que passaram pelo poder nesses anos. É preciso pensar mais na cidade e menos em si mesmo! Temos que ter a mesma ideologia, pensarmos e agirmos juntos. Nosso povo elege, mas não cobra, não participa. Os idosos, são o segmento da sociedade que eu represento e pretendo ampliar essa representação, disputando uma vaga na Câmara com vereador. Nossos vereadores precisam ser mais atuantes, representar o povo de verdade, não somente o interesse deles. Precisamos de um prefeito que promova uma mudança geral na forma de fazer política na cidade. Temos que ter projetos, ações articuladas em conjunto com a sociedade. Nosso alicerce tá pronto faz tempo, só falta construir com seriedade o nosso futuro.

FG: Qual sua mensagem a nossa população e aos nossos leitores?
Peço  a união do nosso povo. Vamos tratar a política com seriedade, acompanhar e cobrar nossos representantes. O voto não é mercadoria de troca ou de venda. É uma arma que temos para construir um futuro melhor para todos e não somente para alguns



Curva da morte Sai do Papel



A temida Curva da Morte, na Fazenda Alabama, começa definitivamente a receber um novo traçado. 

     Com a chegada da Embraer e a recuperação da Vicinal Dr. Nélson Barbieiri, o tráfego diário na rodovia aumentou e com eles, os acidentes.Neste trecho em especial, os acidentes costumam ser de maior gravidade e letalidade, envolvendo carros e caminhões, fazendo muitas vítimas fatais. A pressão da mídia e a cobrança da população sensibilizou as autoridades locais, regionais e estaduais. Agora um novo traçado começa a ser implantado e a sua eficiência só será comprovada na prática, após a conclusão das obra e o uso do autovia.
     De acordo com a Prefeitura, para a realização da obra,  realizou-se uma desapropriação de 17 mil metros quadrados no valor de R$ 57 mil. A alteração do percurso no quilômetro 3,14 faz parte do Programa Pró-Vicinais, do Governo do Estado, que além de investir cerca de R$ 10 milhões na recuperação da estrada, terá um aditivo de cerca de R$ 1,3 milhão para a atenuação da curva. O novo traçado foi projetado por engenheiros e após diversos estudos e aprovação do DER, será executado em uma mais curva ampla  e suavizada, com previsão de ser concluída em 90 dias.
De acordo com o prefeito da cidade, para a conquista da retirada, foi realizado um dossiê com Boletins de Ocorrência de mais de 20 acidentes. “Diariamente trabalhadores saem de Gavião para ir á Araraquara correndo riscos. Dentro do nosso Plano de Governo este é mais um compromisso que foi conquistado pela preservação da vida. Esta é mais uma vitória de muitas que buscamos diariamente”, finaliza.





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Gavião novamente se destaca na mídia regional negativamente

     O Ministério Público abriu inquérito para investigar o fato de Gavião Peixoto ter mais pessoas cadastradas para receber remédios do que o total de moradores. A cidade tem 4,6 mil moradores cadastrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para retirar remédios de graça. Apesar disso, de acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de moradores é de 4.419. A prefeitura justifica que a cidade tem uma população temporária de quase mil pessoas. São trabalhadores que vem para a colheita da cana e laranja e depois vão embora.
     Apesar disso, a explicação não convenceu o MP. Os promotores querem saber o nome de todos os cadastrados pelo SUS na cidade, a lista de medicamentos comprados e entregues e quanto foi gasto.
A prefeitura tem até o próximo dia cinco para entregar aos informações. Antes do fim da investigação, o vice-prefeito já disse que a revisão do cadastro vai ser feita com mais frequência. Hoje, o trabalho é feito uma vez por ano. “Nós vamos fazer semestralmente para que isso não aconteça mais. Vamos dar baixa nas pessoas que forem embora”, disse o vice-prefeito Adriano Marçal da Silva.

Assista ao vídeo da matéria feita pela EPTV central, clicando no link abaixo.

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,138,363375,Gaviao+Peixoto+tem+mais+cadastrados+para+receber+remedios+do+que+moradores.aspx